• Apresentação

    Entre o passado e o futuro: a informação em saúde e a sociedade 5.0

    Organizada pela Associação Portuguesa de Documentação e Informação em Saúde, as XV Jornadas APDIS destacam-se no cenário nacional e internacional por contemplar discussões de relevância científica e social no campo da informação em saúde. Trata-se de um evento interdisciplinar onde os espaços de intervenção congregam profissionais da informação em saúde, profissionais da saúde, investigadores, gestores, estudantes e representantes de associações envolvidos em cenários informacionais e comunicacionais do campo da saúde. Em 2023, as Jornadas APDIS estarão dedicadas ao tema “Entre o Passado e o Futuro: a Informação em Saúde e a Sociedade 5.0”, contemplando seis eixos temáticos que serão descritos a seguir.

    Sociedade 5.0 refere-se a uma nova sociedade centrada no ser humano procurando um equilíbrio entre o avanço económico e a resolução de problemas sociais através de um sistema que integra totalmente o espaço virtual (ciberespaço) e o espaço físico (Fukuyama, 2018). A Sociedade 5.0 chega depois da Sociedade da Informação (Sociedade 4.0) caracterizada por uma procura constante pelo conhecimento e pelo acesso à informação de forma individual e com grande esforço do ser humano.
    A Sociedade 5.0 é centrada em cada um de nós, como indivíduos, e seres humanos e não nas máquinas, robots ou inteligência artificial, usando a tecnologia para criar valor, libertando o indivíduo de tarefas rotineiras e deixando-o disponível para resolver e melhorar a sociedade e o seu modelo organizacional. Este ideal de organização social procura melhorar a saúde, vitalidade, conforto e a qualidade de vida do ser humano, respeitando o equilíbrio entre o avanço tecnológico e económico e as necessidades da sociedade, totalmente alinhado com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

    A missão dos profissionais de saúde e dos profissionais da informação em saúde está em linha com o objetivo principal da Sociedade 5.0 e com o foco no ser humano e no seu bem-estar cumprindo o seu papel fundamental no apoio ao acesso à informação, apoiando na navegação entre grandes volumes de informação, criando espaços e momentos para criação e co-criação de conhecimento.

    A APDIS, através das XV Jornadas com o tema Entre o Passado e o Futuro: a Informação em Saúde e a Sociedade 5.0, convida todos os profissionais de informação em saúde, bibliotecários e documentalistas a analisar, trocar ideias, partilhar experiências, refletir sobre tendências e oportunidades a curto e médio prazo. Num contexto aberto e inclusivo, pretende-se que bibliotecas na área da saúde, académicas, especializadas e de investigação e suas instituições dialoguem e interajam, de modo a garantir às suas comunidades o acesso e a utilização adequada da informação em saúde.

    As Jornadas da APDIS são, uma vez mais, uma oportunidade privilegiada para os bibliotecários e demais profissionais de informação das ciências da saúde, provenientes de instituições diversas e, em muitos casos, geograficamente distantes, discutirem e aprofundarem conceitos, referenciarem e analisarem as boas-práticas existentes nesta área.

    As XV Jornadas atribuirão, pela quarta vez, o Prémio Lucília Paiva, uma das pioneiras da APDIS, premiando a melhor comunicação oral e a melhor short communication apresentados nas jornadas.

    Convidamos todos os colegas a estarem presentes e a aproveitarem esta oportunidade, apresentando comunicações ou short communications, dando um contributo essencial para o desenvolvimento e o reconhecimento público da nossa atividade enquanto profissionais da informação em saúde. Em 2023, as Jornadas APDIS estarão dedicadas ao tema “Entre o Passado e o Futuro: a Informação em Saúde e a Sociedade 5.0”, contemplando seis eixos temáticos.

    Patrocinadores

    Patrocinadores Platina

    Patrocinadores Ouro

    Patrocinadores Prata