-
Eixos Temáticos
As XIV Jornadas decorrerão em formato online, através da plataforma Zoom, entre os dias 29 e 30 de outubro de 2020. A conferência de abertura será proferida por um convidado e as sessões temáticas serão apresentadas de acordo com os seguintes eixos temáticos:
1 – Literacia em saúde (Capacitar)
Enquanto profissionais da informação em saúde, este eixo visa promover a literacia em matéria de saúde ao nível da população, das organizações e dos sistemas. Através do envolvimento e da colaboração das partes interessadas, do reforço da governação e da criação de ambientes favoráveis à melhoria da literacia em saúde global e ao longo da vida – incluindo a literacia sobre a influência dos fatores psicológicos e do ambiente social circundante na saúde – pretende-se desenvolver opções políticas em matéria de saúde pública, reduzindo as desigualdades em matéria de saúde.
2 – Ciência aberta em saúde (Partilhar)
Direcionado ao campo da saúde, o eixo da Ciência Aberta, entendida enquanto prática da ciência para que outros possam colaborar e contribuir, onde os dados científicos, as notas de laboratório e outros processos de investigação estejam disponíveis gratuitamente, em termos que permitam a reutilização, a redistribuição e a reprodução da investigação, bem como os seus dados e métodos subjacentes.
3 – Novos papéis para os profissionais da informação (Inovar)
Espera-se a definição de um novo perfil, as características e competências que o profissional de informação em saúde responsável pela biblioteca deve ter neste desafiante contexto da Ciência Aberta, bem como as melhores características da biblioteca, a fim de prestar serviços de qualidade e aconselhamento, sem restrições e de forma otimizada para os seus utilizadores.
4 – Investigação da informação em saúde (Investigar)
Eixo que revê o papel, as características e o comportamento dos fatores que intervêm na condução da investigação científica e académica sob o conceito da Ciência Aberta e suas repercussões nas funções e serviços oferecidos pela biblioteca.
5 – Comunicação em saúde (Inspirar)
A comunicação em saúde, transversal em diferentes contextos (serviços de saúde, escolas locais de trabalho, comunidade) e com diferentes conteúdos (sobre utilização de serviços, comportamentos, gestão do risco, etc.), assume-se como um eixo em que circulam diferentes estratégias de desenvolvimento de competências técnicas e de empowerment dos utentes.
6 – Dados abertos em saúde (Partilhar)
O eixo dos dados abertos em saúde pretende clarificar a fundamentação que afeta a livre ou a restrita consulta e uso de dados em saúde, incluindo informação especializada, bem como refletir sobre as condições ideais e desejáveis que garantam o melhor uso desses recursos, com ética e relevância.